HISTÓRICO
Em 1994 conseguimos aprovar um projeto junto à agência japonesa Japan International Cooperation Agency, JICA, através do qual foi conseguida uma doação em equipamentos no valor de ¥ 37.305.039,00 (R$ 756.919,24), além do transporte de todos estes aparatos entre o Japão e João Pessoa. A JICA, também foi responsável, neste projeto, pelo envio de 3 peritos de curta duração (1 a 2 meses) e outro, de longa duração, que permaneceu por dois anos na UFPB. Em consequência pôde-se montar, em 1995, o Laboratório de Carvão Ativado da UFPB, LCA, Prof. Cleantho da Câmara Torres, cujas instalações foram adaptadas e construídas com verba da UFPB, no Prédio de Elétrica, no Centro de Tecnologia.
Nos primórdios o objetivo principal do LCA limitava-se à produção de carvão ativado por via física, utilizado, sobretudo no tratamento de água, fazendo uso de precursores como o bagaço de cana-de-açúcar e o endocarpo do coco da baía (vulgarmente denominado de quenga de coco).
Em 2002, o LCA foi convidado a integrar um projeto aprovado junto a PETROBRAS, no bojo do Edital CTPETRO No. 03/2000, coordenado pelo Depto. de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, e que tinha, também, a participação do Departamento de Engenharia Química, DEQ, da Universidade Federal de Pernambuco. O projeto denominado de Tecnologias de Acondicionamento para Transporte de Gás Natural a Mercados Remotos, ADSPOR, tinha como objetivo principal avaliar a possibilidade de transporte do Gás Natural, para regiões remotas (não servidas por meio de gasodutos), por meio de recipientes de armazenamento contendo adsorventes porosos, em pressões moderadas e temperatura ambiente. Ao LCA deveria caber, justamente, a confecção de carvões microporosos capazes de armazenar o gás natural. E foi assim que, ao lado da produção de carvões ativados fisicamente, o LCA começou a se aprofundar na produção de carvões ativados quimicamente, de qualidade superior.
O projeto ADSPOR, além de permitir a atualização, ou modernização de alguns equipamentos já existentes no LCA, deu margem a estreitarmos os laços com os DEQ da UFCE e da UFPE. Esta aproximação permitiu que três trabalhos fossem produzidos com o DEQ da UFCE [1-3], quatro dissertações de mestrado fossem defendidas no Programa de Pós-Graduação da UFPE [4-7] e seis trabalhos fossem publicados com os pesquisadores do DEQ da UFPE [8-13].
Graças à aprovação de outros projetos junto ao CNPq, ao Ministério de Minas e Energia, a FINEP, e mais recentemente ao SENAI, muitos equipamentos, vidrarias, gases e reagentes, vêm sendo adquiridos para o LCA, permitindo que muitas pesquisas nas áreas de tratamento de água, tratamento superficial de carvões, armazenamento de gás, preparação de catalisadores, etc., estejam em franco progresso. Tais estudos, resultaram em duas teses de doutorado, três dissertações de mestrado [14-18] apresentadas no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPB. Vários trabalhos foram publicados em congressos advindos da pesquisa realizada no LCA [19-25]. Há, ainda, várias outras dissertações, daquele programa, bem como na área de meio ambiente, em fase de desenvolvimento no LCA. E pelo menos dois doutores que realizaram seus pós-doutorados no DEQ da UFPE, prepararam seus carvões no LCA. Os temas destes pós-doutorados estão ligados à formulação e avaliação de catalisadores para processamentos hidrogenolisantes e oxidantes de sacarídeos e polióis.
Também o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica teve uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado realizadas no LCA [26,27]. E no momento uma aluna inscrita no PPGEM deve preparar seu trabalho de tese ali.
Um projeto com o DEQ da UFPE e o ITEP, sobre remoção de Microcistina-LR por Adsorção em Carvão Ativado, foi apresentado pelas três entidades, tendo um trabalho sido publicado sobre o assunto [13].
Vários bolsistas de IC, PIBIC, ITI, AT, DTI, Produtividade, DCR, da CAPES, etc., já passaram, ou atuam no LCA.
Uma vez que dispõe de uma máquina de “produzir” Nitrogênio Líquido, constantemente, atende às solicitações de pesquisadores oriundos do Depto. de Química, de Materiais, de Biologia, etc. que necessitam daquele líquido. Também presta serviços fazendo análises de áreas superficiais (de BET e de Langmuir) não apenas para pesquisadores do Campus I, mas para várias partes do Brasil. Outros tipos de análises requisitadas por vários departamentos de nosso campus são a Termogravimétrica e a DTG.
Referências
-
Diana C. S. Azevedo, J. Cássia S. Araújo, Moisés Bastos-Neto, A. Eurico B. Torres, Emerson F. Jaguaribe, Célio L. Cavalcante, Microporous activated carbon prepared from coconut shells using chemical activation with zinc chloride. Microporous and Mesoporous Materials, 100 (2007) 361-364.
-
ARAÚJO, José C S ; TORRES, Antonio Eurico B ; AZEVEDO, Diana C S ; CAVALCANTE JR, Célio Loureiro ; JAGUARIBE, E. F. . Methane Adsorption Using Microporous Carbons Obtained from Coconut Shells. In: 8th International Conference on Fundamentals of Adsorption, 2004, Sedona - Arizona - USA. Proceeding of the 8th International Conference on Fundamentals of Adsorption, 2004. p. 316.
-
Cavalcante Jr., C. L., Torres, A. E. B, Azevedo, D. C. S., Araújo, D. D. S., High pressure adsorption equilibrium of natural gas in carbon adsorbents. Conferência AIChE Annual Meeting 2003, Fuel Cell Technology Topical Conference, San Francisco, CA, 2003
-
Deivson César Silva Sales. “Processo de Formulação de Carvões Ativados e Aplicações ao Armazenamento do Gás Natural”. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco, em 24 de março de 2009. Co-Orientador: Emerson Freitas Jaguaribe.
-
Rodrigo Gomes Martin. “Desenvolvimento do Sistema de Armazenamento de Gás Natural por adsorção-Dessorção Simultâneas”. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco, em 24 de março de 2009. Co-Orientador: Emerson Freitas Jaguaribe.
-
Sidney Oliveira de Souza. “Dinâmica do Processo de Armazenamento de Gás Natural por Adsorção em Sistemas de Leito Fixo”. Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco, em 29 de julho de 2005. Co-Orientador: Emerson Freitas Jaguaribe.
-
Eden C. Albuquerque Junior.“Carvão Ativado do Mesocarpo do Coco Verde – produção, otimização e aplicação na adsorção do corante Remazol Black B”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFPE, em março de 2002. Co-orientador: Emerson F. Jaguaribe.
-
Sales, D. C. S. ; JAGUARIBE, E. F. ; ABREU, Cesar Augusto M . Preparação de Carvões Ativados Utilizados no Armazenamento Adsortivo do Gás Natural: Influência da Temperatura no Equilíbrio de Adsorção. In: 7o Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2008, Campina Grande - PB. Atas do 7o Encontro Brasileiro sobre Adsorção, 2008.
-
Sales, D.C.S., Martins, R.G., Jaguaribe, E. F., Abreu, C. A. M., Dinâmica do Processo de Gás Natural sobre o Carvão Ativado, Carbono 2007, IV Congresso Brasileiro de Carbono, Gramado, RS, novembro 2007.
-
Oliveira, M. H. A, Espírito Santo, L. S., Rocha, R. M, Jaguaribe, E. F., Knoechedmann, A., Medeiros, N., Abreu, C. A. M. Cinética e Equilíbrio de Adsorção para Armazenamento de Gás Natural. 5o Encontro Brasileiro Sobre Adsorção, Natal, RN, julho de 2004.
-
Albuquerque Junior, E.C; Esteves, K.E.; Jaguaribe, E.F.; Franco, T.T. Microcystin removal from the Salto-Grande reservoir (Brazil) water by activated carbon of unripe mesocarp coconut Proceedings of the 12th Bio-Partitioning Conference (Vancouver, BC, Canada) 2003.
-
Albuquerque Júnior, E. C., Jaguaribe, E.F., Pimentel, M. F., Da Silva, V. L, De Abreu, C. A., M., Remoção do Corante Reativo Remazol Black B por Carvão Ativado do Mesocarpo do Coco Verde, trabalho II-072, CD (Atas) do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Joinville, S.C., 2003
-
Albuquerque Júnior, E. C., Jaguaribe, E. F., Pimentel, M. F., Araujo, L.P.; Molica, R.J.R., Otimização das Variáveis do Processo de Produção de Carvões Ativados a partir do Mesocarpo do Coco Verde. trabalho II-072, CD (Atas) do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Joinville, S.C., 2003.
-
Luciana Lucena Medeiros. Remoção de Cobre(II) de Soluções Aquosas por Carvões Ativados de Bagaço de Cana-de-Açúcar e Endocarpo de Coco da Baía Isentos de Tratamentos Químicos Superficiais. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) – Universidade.
-
Samara Cinthya Lucena Crispim. Remoção de Cálcio(II) em Solução Aquosa por Meio de Carvão Ativado Submetido a Tratamentos Superficiais. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Emerson Freitas Jaguaribe. Federal da Paraíba,. Orientador: Emerson Freitas Jaguaribe.